Como se não bastasse, a GaGa selecionou dois dos personagens mais polêmicos: Maria Madalena, que de prostituta do século XIX passou a ser considerada Santa no século XXI; e Judas, considerado o apóstolo traidor de Jesus.
ㅤ
O clipe começa em preto e branco, com exceção a roupa de GaGa, alguns detalhes das motos e as linhas de trânsito. GaGa é Maria Madalena, e está sentada atrás de Jesus, na mesma moto. Os demais personagens a entrarem em cena são os 12 apóstolos de Jesus, que são guiados por Jesus e Maria a uma Jerusalém moderna. Nessas primeiras cenas, é possível perceber várias coisas:
ㅤ
1)
ㅤ
2) Jesus não possuí uma coroa, (vide o verso ‘a king with no crown’ = ‘um rei sem coroa’), diferente de Maria Madalena, mas sim uma coroa de espinhos. Isso pode gerar duas suposições: como o vídeo trata do destino, a primeira seria que Jesus de alguma forma já sabia do seu destino e sua crucificação na noite que procede o clipe; a segunda, que seu reino é espitirual, e mão um reino material com uma coroa material.
Voltando a história, Judas é visto agarrando diversas mulheres à força, enquanto Jesus é visto abençoando algumas pessoas.
Em 2:41, Maria Madalena manuseia um cordão de ouro, que na metafísica, possuí um valor simbólico: ligar o superior com o inferior (o céu e a terra) e o interior com o exterior (o espírito e o corpo). A seguir, ela é vista próxima a Jesus abraçando uma pessoa, assim como Jesus fez anteriormente. Essa cena que mostra o amor de ambos pelas pessoas e apóstolos, e reforça ainda mais a teoria de que Maria Madalena era a apóstola mais próxima de Jesus, e também a mais sábia dentre os doze.
Ainda na ‘Última Ceia’, Judas é visto novamente com mulheres, até uma briga eclodir entre ele e os demais apóstolos. Maria é vista protegendo Jesus, enquanto a briga é apartada. Com o fim da cena 2, podem ser feitas mais observações:
ㅤ
‘Our love is like a brick, you can build a house or sink a dead body’ (Nosso amor é como um tijolo, pode contruir uma casa ou afundar um corpo [construir um túmulo]).
João 1, 42: “Levou-o a Jesus , e Jesus fixando nele o olhar, disse: tu és Simão, filho de João, serás chamados de Cefas [Pedro].”
Mateus 17, 18: “E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja.”
Mateus 14, 29 e 30: “Jesus lhe disse: Vem! Pedro saiu da barca e caminhava sobre as águas ao encontro de Jesus. Mas, redobrando a violência do vento, teve medo e, começando a afundar, gritou: Senhor, salva-me.”
O verso mantém uma relação direta com Pedro, uma vez que seu nome original era Simão, mas passou a se chamar de Pedro, que significa pedra, por vontade de Jesus.
Segundo os versos da bíblia destacados acima, através desta pedra (Pedro), Jesus expandiria sua igreja, além de ser o único apóstolo a ter coragem de tentar andar sobre as águas junto com Jesus; porém, o mesmo perdeu sua fé e afundou. Daí fica fácil perceber o jogo de palavras que a GaGa faz (talvez seja mais fácil ainda perceber em inglês) – o amor é como um tijolo-pedra,Pedro, pode se contruir uma casa-igreja ou afundar um corpo.
Even after three times, he betrays me’ (Mesmo depois de três vezes, ele ainda me trai)
Marcos 14, 66-72 “Ela fixou os olhos em Pedro e disse: `Também tu estavas com Jesus de Nazaré`. Ele negou: `Não sei, nem compreendo o que dizes.` O galo cantou. A criada, que o vira, começou aos circunstantes: `Este faz parte do grupo deles.` Mas Pedro negou outra vez. Pouco depois, os que ali estavam diziam de novo a Pedro: `Certamente tu és daqueles, pois és Galileu.` Então, ele começou a praguejar e a jurar: `Não conheço esse homem de quem falais.` E imediatamente cantou o galo pela segunda vez. Pedro lembrou-se da palavra que Jesus lhe havia dito: Antes que o galo cante duas vezes, três vezes me negarás. E, lembrando-se, rompeu em soluços.”
Mais outro verso que fala sobre o comportamento de Pedro. Interrogado três vezes sobre sua relação com Jesus, Pedro negou e traiu Jesus as três vezes – o que deixa claro a relação com o verso da musica.
2) Uma semelhança entre o comportamento de GaGa e Maria Madalena; uma vez que ambas dão amor aos seus seguidores. Também é uma forma de dizer através do cordão de ouro que assim como Maria madalena, GaGa viaja espiritualmente para criar as visões de sua arte, composições e idéias – como quando disse que não escreveu Born This Way, mas que Alexander McQueen (falecido) havia escrito através dela.
ㅤ
3) Maria Madalena pode ser vista usando o ‘Sagrado Coração de Jesus’, que representa o amor divido de cristo pela humanidade.
ㅤ
A cena seguinte é a mais difícil de ser compreendida. Devido à briga, Maria Madalena, caracterizada como alguém do clero, fica frente a Judas com uma arma na mão, com o objetivo de executá-lo. Porém, existe um paralelo que faz o clipe possuir duas interpretações a partir de agora:
A maioria alega que devido à briga, Jesus mandou Maria Madalena executar Judas, uma vez que segundo a profecia, Jesus sabia que Judas o trairia. Porém, Jesus prega o amor, como seria possível ele cometer o pecado de matar? Além disso, note que em 3:25, Maria Madalena olha para Jesus, e o mesmo faz um gesto de desaprovação, fechando os olhos e levemente balançando a cabeça.
É daí que surgi a minha interpretação, a de que Maria Madalena, assim como diz na bíblia é apenas pecadora, e não prostituta como é generalizado. Mesmo com a desaprovação de Jesus, mas com o intuito de protegê-lo, ela comete o pecado de matar o próximo; ou, o que ela pretendia cometer, uma vez que da arma sai apenas batom, que acaba por borrar o rosto de Judas. Em seguida, Maria cai e lamenta a traição.
Lucas 8, 2 “Maria, chamada Madalena, da qual saíram sete demônios.”
ㅤ
1) Antes do lançamento do clipe, a GaGa twittou uma imagem da arma de batom com a seguinte legenda: “O BEIJO DE JUDAS: a traição de uma profecia bem-sucedida?” E é isso que reforça a idéia de que a profecia em questão não é a de Jesus, Judas e a traição, mas sim a Profecia de Maria Madalena – GaGa está contando a história dela, não dos demais. Por isso o tweet se baseia em uma pergunta, afinal foi Maria quem pecou primeiro.
ㅤ
Agora acontece um cambio de cenas entre Maria Madalena no meio de Jesus e Judas, em uma banheira, e sozinha diante de ondas gigantescas. Na cena da banheira, GaGa escolhe lavar os pés de Jesus, para assim conseguir o perdão, uma referência aos versos ‘Jesus is my virtue, Judas is the demon i cling to’ (Jesus é minha virtude, Judas é o demônio a que recorro).
Já a parte das ondas pode ter múltiplas interpretações; a primeira seria que a força da onda em arrastar o corpo de Maria Madalena iguala-se a força que o destino tem sobre uma pessoa: você não pode lutar contra ambos, pois são mais fortes que você. Essa idéia ainda é reforçada pelo fato da cena se intercalar no momento em que o clipe atinge o clímax; a segunda, seria uma referência ao verso ‘Our love is like a brick, you can build a house or sink a dead body’ (Nosso amor é como um tijolo, pode contruir uma casa ou afundar um corpo [construir um túmulo]), uma vez que Maria está em cima de uma pedra e afunda em seguida, após trair Jesus. Outras interpretações são a de um batismo inverso, devido ao pecado, ou uma lavação dos pecados, ou ainda uma retratação (ou inspiração) do quadro ‘The Birth of Venus’.
ㅤ
1) A lavação dos pés de Jesus recria a realidade, uma vez que Maria Madalena de fato lavou os pés de Jesus com seus cabelos. O fato também está expresso na música no verso ‘I’ll wash his feet with my hair if he needs.’ (Eu irei lavar seus pés com meu cabelo se ele precisar).
ㅤ
As cenas finais do clipe mostram GaGa sendo perdoada por Jesus, o Beijo de Judas, que cumpre a profecia da traição de Judas e a insatisfação do povo para com Maria Madalena, que leva ao seu posterior apedrejamento no fim do clipe.
Voltando às duas interpretações plausíveis sobre o comportamento de Maria Madalena quando está com a arma na mão, seguem-se duas conclusões:
A primeira, de que com o objetivo de executar Judas, ela falha, pois o ama, então apesar de ser perdoada, é condenada por isso. – Uma teoria dentro dessa conclusão menos explorada e mais falha seria que, sendo Maria Madalena a prostituta salva por Jesus (mesmo a bíblia não afirmando que é Maria Madalena a prostituta apedrejada), uma vez que ela trai Jesus, e não mata Judas como deveria ser, Jesus é morto e então não pode salvá-la, tendo assim o seu destino completamente mudado pelos erros de suas ações. Porém, essa teoria é falha, pois o tempo em que as ações acontecem não condiz com o tempo que acontecem na bíblia, e nem tem haver com o tema do clipe, que foi explicado como seus erros sendo apenas parte do seu destino, e no caso, o destino de salvação a apedrejamento teria sido mudado.
ㅤ
A segunda, de que mesmo com a desaprovação de Jesus, Maria Madalena tenha tentado matar Judas para proteger seu amor, Jesus. Tornou-se então pecadora, e mesmo após ser perdoada, não pode fugir do seu destino e é apedrejada.
Curiosidades:
# Os doze apóstolos:
André – Andrew
Tomé – Tomhas
Filipe – Philip
Mateus – Matheww
Bartolomeu – Bartholomew
Tiago Menor – James
Tiago Maior – James
Simão – Simon
Judas Tadeu – Thaddeus
João – John
Judas – Judas
# No primeiro segundo do clipe, é possível ver ao fundo uma torre da Disney, local onde ocorreram também as gravações do clipe.
# O suposto boquete que Maria Madalena faz em Jesus, em 1:06.
# A roupa de uma das dançarinas possuí a foto de Living Proof, da Cher, que já havia elogiado a música através do twitter.
# O número 697 aparece em 5:00 no clipe, na parte superior da parede, e é o ano em que o nordeste da Irlanda aceitou os cálculos de Roma para celebração da páscoa (ressurreição de Cristo).
# A semelhança entre a roupa de Lucy, do filme Drácula, e a roupa do apedrejamento de Maria Madalena
# ‘The Birth of Venus’, ou ‘O Nascimento de Venus’, por Sandro Botticelli.

















Nenhum comentário:
Postar um comentário